segunda-feira, 23 de maio de 2011

Empresa burocrática

Para quem não sabe o que é uma empresa estupidamente burocrática, é só imaginar a seguinte situação. Digamos que o mundo vai acabar daqui a duas semanas, no dia 20. Uma empresa burocratizada soltaria o seguinte comunicado. Para: todos os colaboradores.
Assunto: fim do mundo. Prezados colaboradores. Como vem sendo amplamente divulgado, o mundo vai acabar no próximo dia 20. Por isso, pedimos a colaboração de todos, na observância das seguintes medidas.  
Primeiro. Por liberalidade da empresa, não haverá expediente no dia 20.  
Segundo. placa5 No dia 19, véspera da catástrofe, o expediente será encerrado uma hora mais cedo, para a dedetização trimestral de rotina de nossos escritórios.
Terceiro. Todos os documentos pendentes devem ser empacotados e enviados ao arquivo morto. Piadas de mau gosto sobre o arquivo morto não serão toleradas pela Direção.
Quarto. As carteirinhas do convênio médico devem ser devolvidas até o dia 19 ao senhor Acácio, no Setor de Registros. A não devolução implicará o cancelamento imediato das referidas carteirinhas.
Quinto. Ficam proibidas as demonstrações de paranóia coletiva, como as registradas no placa2 dia de ontem, quando um grupo de funcionários começou a chorar copiosamente. Se esse fato vier a se repetir, a Direção suspenderá o intervalo para cafezinho.  
Sexto. A Direção concorda com o argumento de que tudo neste mundo será carbonizado, mas reserva-se o direito de manter a proibição ao tabagismo nas dependências da empresa.
Sétimo. Finalmente, no caso de existir algum tipo de vida após a morte, todos os funcionários devem se apresentar no estado em que estiverem, sólido, líquido ou gasoso, para o expediente normal no dia 21. Quem faltar e não se justificar sofrerá as punições previstas no regulamento interno. Bom Juízo Final para todos. Atenciosamente, a Direção.
O Melhor de Max Gehringer na CBN
120 CONSELHOS SOBRE CARREIRA, CURRÍCULO,COMPORTAMENTO E LIDERANÇA
A burocracia e centralização de poder nas empresas é um dos seus grandes entraves. Estas atividades estão em desuso. Uma empresa não consegue alcançar a velocidade das mudanças se sua estrura for obesa e lenta. A burocracia, sem nenhuma dúvida é como excesso de tecido adiposo no corpo humano e a centralização do poder é o pior tipo de colesterol.
Uma empresa jamais conseguirá competir com outras “jovens”, cheias de ânimo, cheias de sonhos e disposição se sempre se encontrarem em situações como as demonstradas acima.
- Algo que eu mesmo tenho que aprender: “não se apegue a nada que rouba seu tempo: não seja perfeccionista e nem se ate demais em procedimentos repetitivos sem observar se existe possibilidade de otimizá-los, mesmo que tenha algum custo para isso: observe os resultados a médio e longo prazo também.”



upsys.org/blog/2007/09/empresa-burocrtica/





KARINA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário