A Revolução Industrial e sua influência na Administração
Após muitos anos de guerras com espanhóis e franceses a Grã-Bretanha foi elevada à posição de potência mundial em meados do século dezoito graças ao surgimento da Revolução Industrial. Com esse movimento, a Inglaterra deixou de ser uma economia ruralizada para tornar-se um processo de produção mecanizada.
A Revolução Industrial foi marcada pelo êxodo rural em que o homem e sua família foram para as cidades trabalhar em fábricas com jornadas de trabalho de 12 a 16 horas por dia. Foram deixados para trás a agricultura de subsistência dando lugar para a produção em larga escala.
O capitalismo foi tomando forma em uma sociedade que começava a visar o lucro e o lema "tempo é dinheiro" passou a fazer parte do linguajar dos homens de negócios. Dentre todas as transformações são criadas as máquinas a vapor e as estradas de ferro, uma inovação naqueles tempos.
Durante o apogeu da Revolução os industriais sentiram a necessidade de atender a demanda em grande crescimento e de manter a ordem em suas fábricas, foi nesse momento que surgiu a Administração que conhecemos hoje em dia tornando os recursos mais eficazes.
O conceito de organização da empresa moderna devido ao grande nível tecnológico e operacional teve a sua origem com a Revolução Industrial possibilitando em tempos modernos uma maior praticidade e resultados positivos entre as áreas econômicas e administrativas.
Passados mais de duzentos anos desde o surgimento da Revolução Industrial, vemos o quanto esta foi de grande importância para a Administração atual fazendo as empresas serem geridas em um maior nível organizacional, possibilitando com isso, sua prosperidade no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário